Karla Martins

BLOG

Fica atualizado sobre as últimas novidades e tendências do LinkedIn e gestão de carreira.

Como conquistar clientes no LinkedIn

como conquistar clientes no linkedin

Karla Martins

30/01/2020

2 Responses

Se você é consultor, freelancer ou profissional independente certamente precisa de estar sempre em busca de novos clientes. A boa notícia é que é possível encontrar, ou melhor, conquistar, clientes no LinkedIn. Seja no B2B ou no B2C, o LinkedIn é a rede social mais indicada para fazer conexões que irão abrir as portas para o crescimento do seu negócio.

Todo profissional que deseja tirar partido do LinkedIn precisa entender que não basta criar a conta, preencher minimamente o perfil e voilà! Fila de clientes na porta, chuva de pedidos de orçamento e agenda lotada.

Não é bem por aí. Como tudo na vida, também no LinkedIn precisamos dedicar tempo e energia a fim de obtermos os resultados desejados. A vantagem do LinkedIn é que, diferentemente de outras redes sociais, nele ainda é possível construir posicionamento profissional de forma orgânica. Para os profissionais independentes, na maioria dos casos, não é necessário nem mesmo adquirir uma conta premium.

Neste artigo eu mostrarei os 5 passos essenciais para você conquistar novos e ótimos clientes no LinkedIn, sem gastar nada.

como conquistar clientes no linkedin

1. Posicione a sua Marca Pessoal

“Sua marca pessoal é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala” Jeff Bezos

Esta frase do CEO da Amazon demonstra que, de forma consciente ou não, você já tem uma marca. Então é melhor que seja você a fazer a gestão da mesma ou terá de aceitar o que os outros falam de si.

Um erro comum é achar que, para ter uma marca pessoal, é preciso ser extrovertido, praticamente um exibicionista. Nada disso, você não precisa, e não deve deixar de ser quem é. Apenas aprenderá a comunicar a sua marca de forma consciente e alinhada aos seus objetivos.

E o Linkedin é uma excelente plataforma para posicionar a sua marca pessoal e se diferenciar da concorrência!

O seu posicionamento no LinkedIn começa pelo Perfil.

O seu Perfil no LinkedIn deve ser facilmente encontrado nas buscas e, quando a pessoa entrar na sua página, deverá perceber o que você pode fazer por ela. Para isso o perfil deve comunicar as suas expertises, os benefícios que você gera para os seus clientes e também o seu jeito de ser. Sim, a forma como se relaciona com o potencial cliente pode ser o fator de decisão numa compra. Seja autêntico e atrairá as pessoas que darão valor ao seu trabalho.

Na hora de otimizar o seu perfil, a escolha da foto é fundamental. Escolha uma que tenha boa resolução e aparência profissional. Em seguida pense num título que atraia ao seu potencial cliente. E não se esqueça de colocar uma imagem de fundo que tenha relação com o seu serviço/produto.

A Sandra foi minha cliente de mentoria e é um ótimo exemplo de como ressaltar a marca pessoal logo nos primeiros elementos do Perfil. Observe como foto, título e imagem de fundo comunicam os seus serviços e valores. Além disso, as fotos transmitem o carisma e espírito comunicativo da Sandra. Quem a conhece pessoalmente sabe que ela é exatamente assim. Lembra quando falei em autenticidade?

perfil linkedin sandra costa

Ainda sobre o Perfil, a parte mais difícil para todas as pessoas com quem já conversei é, sem dúvida, o Resumo (atual Sobre). Evite descrever friamente a sua trajetória profissional. Qualquer pessoa que leia o campo experiência terá como saber em quais empresas e funções você trabalhou. Aproveite o Resumo para contar a sua história a fim de gerar empatia com seu futuro cliente. Quem é que não gosta de ouvir histórias de empresas e pessoas? Fale também dos seus valores e das suas motivações, pois é importante que o seu futuro cliente saiba o porquê de você fazer o que faz.

Agora sim, é hora de descrever brevemente os seus serviços. Informe o que você pode fazer para ajudar o seu potencial cliente. Em seguida, diga como o faz. E, por fim, mostre o que o diferencia dos demais profissionais da sua área. Por que alguém deve escolher a si, e não ao seu concorrente?  

Se você fez alguma mudança importante na carreira, não a suprima do seu perfil. Hoje em dia é normal as pessoas terem uma trajetória não tão linear e isso pode, inclusive, ser um fator de diferenciação positivo, se você souber usá-lo ao seu favor.

Veja o exemplo da Eduarda. Ela tinha dúvidas se deveria deixar a sua experiência como advogada no perfil e eu aconselhei-a a deixar. O resultado foi maior credibilidade junto ao público corporativo, o seu target no LinkedIn. Além disso, ao contar a sua história, a Eduarda transmitiu humanidade e explicou os motivos pelos quais deixou a carreira de advogada para ser coach. Eu, que a conheço pessoalmente, já sabia de tudo isso, e quem entrar no seu Perfil pela primeira também o saberá. Percebeu a importância de contar a sua história?

resumo linkedin eduarda silva

Siga para os demais campos do Perfil até completá-lo e atingir o status de Perfil Campeão, classificação dada pelo LinkedIn que garante 40x mais possibilidades de se obter oportunidades nessa rede.

Vamos em frente!

2 . Conecte-se com as pessoas certas

Perfil pronto, é hora de dar o segundo passo, gerir as suas conexões. É neste momento que sou atropelada por um caminhão de perguntas nas formações que dou:

Devo aceitar todos os pedidos de conexão que recebo? E se eu não conheço pessoalmente? Quem devo convidar para a minha rede?

Comece por enviar convites às pessoas que conhece pessoalmente: colegas de faculdade, clientes, parceiros de negócios, ex-colegas de trabalho e até familiares que tenham perfil no LinkedIn.

Mas tome cuidado para não ser demasiado restritivo ao adicionar, e aceitar, apenas pessoas que conheça pessoalmente. Uma das maiores vantagens do LinkedIn é possibilitar a expansão da nossa rede de contactos profissionais. Você diminuirá as chances de encontrar novos clientes no LinkedIn se mantiver relações sempre com as mesmas pessoas.

Para obter bons resultados é importante que a sua rede cresça de forma constante e com qualidade. Estabeleça os critérios que usará para aceitar e pedir conexões, como: localização geográfica, profissão, cargo, setor e interesses em comum.

Use a pesquisa avançada para localizar os tomadores de decisão (B2B) e potenciais clientes individuais (B2C). Faça um convite personalizado no qual você fale brevemente sobre si e explique o motivo do pedido de conexão.

Quando for o contrário, responda com uma mensagem breve de boas vindas sempre que aceitar uma nova conexão. Pode ser algo bem simples, como “bem-vinda, fulana!” ou mais elaborado, a depender do seu tempo.

3. Estabeleça confiança

O terceiro passo é crucial para o seu sucesso no propósito de conquistas clientes. O LinkedIn não é um balcão de vendas, por isso não ofereça algo que não foi solicitado.

É preciso gerar credibilidade dentre as suas conexões e seguidores. As pessoas devem enxergar em você não apenas o especialista, mas também alguém em quem elas podem confiar.

Em algumas culturas o fechamento de um negócio pode demorar anos a se concretizar. Também no LinkedIn, um potencial cliente poderá ficar um longo prazo a considerar a sua solução, razão pela qual cuidar da sua reputação é um trabalho contínuo.

Algumas dicas para estabelecer uma relação de confiança:

  • Mantenha-se fiel aos seus princípios.
  • Seja autêntico, o que não significa dizer tudo o que lhe vem à cabeça.
  • Zele pela sua imagem. Tome cuidado com as polêmicas e seja sempre gentil, mesmo ao discordar de alguém.
  • Nunca prometa algo que não poderá cumprir. É melhor dizer que não pode fazer e, se possível, indicar alguém, do que queimar a sua reputação.
  • Supere as expectativas do seu cliente para que ele se transforme em um embaixador da sua marca. Essa é uma das melhores formas de receber indicações de trabalho, dentro e fora do LinkedIn.
  • Apresente evidências que comprovem os resultados do seu serviço. O LinkedIn permite que você peça recomendações a colegas e clientes, que ficarão no seu perfil. É uma excelente forma de fortalecer a sua reputação.

A recomendação que o Tiago fez para mim após ter sido meu cliente, gera credibilidade e mostra a eficácia do meu trabalho.

testemunho Tiago

4. Produza conteúdos relevantes

Publicar conteúdos no LinkedIn é a melhor forma de fortalecer o seu posicionamento na rede e, consequentemente, atrair a atenção e a confiança do seu prospect. Isso ocorre pois o seu perfil é estático, mas o seu feed movimenta-se o tempo todo. As pessoas não vão ao seu perfil todos os dias para ver se você mudou algo por lá, mas elas veem as suas publicações.

O quarto passo para obter clientes no LinkedIn é, sem dúvida, o mais poderoso, e também o mais trabalhoso. A parte boa é que o seu esforço será recompensado no médio, ou até mesmo, no curto prazo. Tudo dependerá da qualidade das suas publicações e do alinhamento das mesmas às necessidades do seu público.

Para produzir conteúdos de valor você deverá:

  • Conhecer o seu público: quais são as suas necessidades, dificuldades, interesses e desejos.
  • Ter plena consciência do seu valor. O seu conteúdo deve ser a interseção entre o que a sua audiência procura e o que você tem a oferecer.
  • Organizar o seu calendário de publicações. Você pode tirar um dia na semana para isso ou escrever diariamente. 
  • Manter a regularidade. Organize-se para ter uma frequência semanal de 2 ou 3 publicações de qualidade. Se puder mais, melhor, mas não deixe a qualidade cair em função da quantidade.

5. Nutra os relacionamentos

O LinkedIn é uma rede social e, como tal, o seu principal propósito é promover as relações profissionais entre as pessoas. E estas relações não precisam ficar restritas ao LinkedIn. Pelo contrário, a ferramenta deve servir como forma de se estabelecer um contacto inicial a partir do qual pode-se partir para uma conversa por telefone, um café ou uma reunião. Encare o LinkedIn como a porta de entrada para iniciar conversas com pessoas estratégicas e com potenciais clientes.

Para conquistar clientes no LinkedIn é importante nutrir as relações já estabelecidas. Afinal, nunca sabemos quem irá nos indicar para um trabalho no futuro.

seja interessado nas pessoas

Eu costumo dizer que não basta sermos pessoas interessantes, com muito o que dizer e ensinar. Temos que de ser também interessados nas pessoas. Caso contrário, corremos o risco de parecermos interesseiros.

Sabe aquele amigo que só nos procura quando precisa de alguma coisa? Ninguém gosta de manter um relacionamento, seja de que tipo for, com alguém que só nos procura quando precisa.

Ser interessado significa dedicar tempo aos outros, o que nem sempre é fácil. Por isso aqui vão algumas dicas:

  • Almoce com seus colegas uma vez por semana. Aproveite para perguntar como eles estão e sobre os projetos nos quais estão a trabalhar.
  • Convide alguém da sua rede no LinkedIn para um café. Pode ser, inclusive, alguém que você ainda não conheça pessoalmente.
  • Frequente eventos em sua área. São ocasiões perfeitas para rever pessoas, conhecer outras, e demonstrar interesse por todas elas.
  • Envie uma mensagem para um colega. Pode ser para enviar um artigo que vai interessá-lo, ou somente para saber como ele está.
  • Responda aos comentários nos seus posts no LinkedIn. Isso demonstra apreciação com a pessoa que comentou.
  • Responda às mensagens com pedidos de ajuda. Por vezes não levamos mais do que 2 minutos para ajudar alguém com uma informação simples, mas que fará diferença para a pessoa.

Conclusão

Se você quer obter clientes no LinkedIn, saiba que terá de conquistá-los pouco a pouco. É como um namoro, afinal ninguém pede ninguém em casamento no primeiro encontro. Primeiro vemos se temos afinidades com a pessoa e vamos avançando rumo ao altar.

No LinkedIn é igual, enviar uma proposta comercial antes da hora pode ser o fim do seu relacionamento com um potencial cliente. É preciso respeitar o tempo do outro e manter-se visível e relevante para que, no momento em que ele tome a decisão, você seja a escolha natural.

A conquista de clientes no LinkedIn é uma maratona e não um sprint. Comece hoje mesmo e verá os resultados!

Se tem dúvidas sobre como conquistar novos clientes com a utilização adequada do LinkedIn, entre em contacto comigo. Eu posso ajudar você a alcançar os seus objetivos nesta rede.

Procura algo?

Redes Sociais

2 Responses

  1. Carla,
    Grata 🙏 por mais este artigo de grande valor. Grata 🙏 pela menção como exemplo na Otimização do Perfil, a tua mentoria foi fundamental nesta meu empoderamento Linkiano 😉.
    Grata 🙏pela partilha de casos práticos que servem também como inspiração.
    Quero também partilhar contigo que uma profissional excelente que produz conteúdos relevantes é a Karla Martins 😉, não sei se conheces 😅. Sigo a e tenho
    Como grande exemplo nesta área 👍.
    Por um #LinkedindeValor

    1. Sandra, tu és um exemplo de mulher e de profissional. Fico muito orgulhosa de tê-la conhecido como cliente e depois ter ganho a sua preciosa amizade. Obrigada pelo comentário tão generoso 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.

Fique por dentro das novidades!

Faça parte da minha Newsletter