Proponho invertemos esta questão:
Seja encontrado por potenciais clientes no LinkedIn.
Eu não sei para você, mas a mim parece bem mais fácil ser encontrada do que sair LinkedIn adentro com a lupa na mão a prospectar clientes.
(obs: a prospecção em alguns casos será a estratégia mais indicada).
Neste artigo abordarei as situações nas quais SER ENCONTRADO PELO CLIENTE é a melhor opção.
Para quem trabalha com produtos e serviços que sejam transversais a diversos públicos, esta estratégia é a mais adequada. Exemplos de profissionais que podem se beneficiar são os consultores, empreendedores, profissionais independentes, coaches, dentre outros.
Darei o meu exemplo, quando iniciei a carreira como consultora em LinkedIn eu ainda não era conhecida como especialista neste assunto. Foi através do posicionamento profissional na rede que surgiram os primeiros clientes. Estes passaram a palavra a conhecidos, deram testemunhos e fizeram comentários positivos. Hoje o meu nome é frequentemente lembrado quando alguém precisa de uma mentoria, consultoria ou formação em LinkedIn.
Resumindo, a construção de uma boa reputação no LinkedIn começa por você e segue com o apoio da rede. A sua parte é oferecer um bom trabalho, obviamente, e demonstrar isto de modo a gerar autoridade e confiança. A rede retribuirá com o reconhecimento do seu trabalho e com indicações.
Até aí tudo bem, Karla. Eu percebo a importância do meu posicionamento no LinkedIn para atrair clientes.
A questão é, como farei isto?
Antes de avançarmos, cabe um esclarecimento. Não sei se é o seu caso, mas algumas pessoas acreditam que criar a conta no LinkedIn, preencher o Perfil e adicionar algumas conexões é o suficiente para chover clientes.
Não é bem assim…
Imagine que o LinkedIn é o veículo, e você o condutor. Para chegar ao destino, você precisará:
- Definir a rota.
- Calcular o tempo de viagem e a quantidade de combustível necessária.
- Prestar atenção na estrada para não pegar um desvio errado.
- Respeitar as leis de trânsito.
- Saber a hora de reduzir a velocidade e a hora da ultrapassagem.
- Estar atento às outras viaturas para não causar acidentes.
E mesmo com todos estes cuidados, em alguns momentos poderá ser necessário recalcular a rota.
No LinkedIn é igualzinho. A rota é a sua estratégia. O tempo de viagem será menor ou maior a depender da energia que você investir no IN. O foco é fundamental para não se distrair e perder o rumo. É preciso respeitar as leis do próprio LinkedIn e as leis do bom relacionamento na rede, saber a hora de avançar em uma conversa, e até a hora de parar tudo para revisar a sua estratégia.
Não existe receita de bolo para obter resultados no LinkedIn. Cada caso é um caso.
Eu estimulo os meus clientes a encontrarem o seu jeito próprio de interagir no IN. Afinal, além da qualidade do serviço/produto, a autenticidade é o que fará um prospect escolher você, ou sua empresa, dentre outras opções similares.
Preparei um check list com o passo a passo para você atrair novos clientes no LinkedIn, lembrando que deverá adaptar estas dicas a sua realidade:
#1 Defina o seu nicho.
#2 Estabeleça objetivos específicos que podem ser: aumentar as aparições em resultados de busca, marcar X reuniões por semana e fechar Y clientes por mês, por exemplo.
#3 Otimize o seu Perfil com palavras-chave (sem exageros) e com as informações que mostrem ao seu público o que você pode fazer por ele.
#4 Encontre Conexões Estratégicas, mas não se restrinja aos profissionais do seu setor ou de um certo nível hierárquico. Lembre-se que estamos em rede e que as indicações surgem de onde menos se espera.
#5 Relacione-se com as pessoas, seja útil. Networking é a arte de primeiro oferecer para depois pedir. Olhe para além do resultado imediato.
#6 Produza conteúdos relevantes para o seu público de interesse. Este ponto é fundamental pois ninguém entrará no seu Perfil do LinkedIn todos os dias. É através dos conteúdos que você/sua empresa estará presente no dia-a-dia de potenciais clientes e das pessoas que virão a dar indicações.
#7 Responda sempre aos comentários em suas publicações. Além de estreitar relações, demonstrará ser acessível às pessoas.
#8 Seja amigável e deixe que seu potencial cliente perceba um pouco mais de você. As pessoas não buscam apenas o expert, elas buscam por pessoas com as quais estabelecem conexões e que as fazem sentir bem.
E a dica de ouro, siga os 3 Cs: COERÊNCIA, CONSISTÊNCIA E CONSTÂNCIA.
Siga estes passos e passará a receber contactos de potenciais clientes que já conhecerão o seu serviço/produto, que confiam em si e que, consequentemente, estarão mais receptivos à sua oferta.
Quer aprender a tirar melhor partido do LinkedIn? Posso ajudá-lo a otimizar o Perfil, fazer Networking e Produzir Conteúdos através de Formações e Mentorias.
Próxima Formação:
WORKSHOP – LinkedIn para Profissionais – Porto – 05 de Julho
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